A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta semana a obra de reforma e acessibilidade da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Vicente Fragelli, na Vila Cidade Morena. Aguardadas há décadas, as melhorias beneficiam mais de 10 mil pessoas assistidas na unidade.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, uma unidade totalmente revitalizada contribui não apenas para um ambiente mais confortável para os servidores, mas também se reflete diretamente na experiência e no cuidado oferecido aos pacientes.
“Estamos comprometidos em construir um futuro melhor para nossa cidade, garantindo que todos tenham acesso a serviços de saúde de excelência. Agradeço a sensibilidade e o apoio da gestão municipal que está verdadeiramente comprometida em proporcionar essa mudança de realidade em nossa saúde. Esse é o legado que queremos deixar”, enfatiza.
Para a gerente administrativa da USF Cidade Morena, Lucinéia Brito da Silva, a reforma representa uma conquista. Segundo ela, a última reforma aconteceu há mais de 20 anos. ” Esse momento é muito especial para nós. Há muito tempo estávamos esperando essas melhorias. Hoje estamos realizando esse sonho de ter a nossa unidade em boas condições para que a gente possa atender bem o paciente. E isso é muito gratificante”, disse.
O mestre de obras Antônio Alves Neto, 77 anos, diz que a reforma da unidade traz mais conforto e valoriza o usuário, que agora passa a contar com um ambiente mais adequado para ser atendidos. ” A gente, enquanto paciente, se sente mais valorizado em poder chegar na unidade e ver que está tudo praticamente novinho. E isso faz muita diferença. Para nós é gratificante saber que existe essa preocupação em dar uma estrutura mais adequada para que os profissionais possam trabalhar e isso faz diferença no atendimento”, diz.
A unidade recebeu intervenções em toda a sua estrutura, troca da cobertura e forro, troca de janelas, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos e revestimentos, portas e janelas, climatização e ventilação, pintura interna e externa. O valor de investimento é de aproximadamente R$ 260 mil na reforma e revitalização.
Atualmente, a unidade conta com duas equipes de saúde da família e 1 de saúde bucal responsáveis pelo atendimento de cerca de 10 mil pessoas, moradores dos bairros: Cidade Morena, Santa Felicidade, Novo Século, Nova Capital, Jardim Gramado, Parque Dallas, Morada do Sol e Chácara Novo Horizonte. As equipes compreendem os seguintes profissionais: Médicos; Enfermeiros; Técnicos de Enfermagem; Agentes Comunitários de Saúde; Agentes de Combate a Endemias; Odontólogo; Auxiliar de Saúde Bucal; servidores administrativos e gerente administrativo.
A unidade conta ainda com uma equipe multiprofissional na atenção primária – eMULTI Universitário B que oferta atendimento individual, compartilhado, interconsulta, discussão de casos, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais de todos os ciclos de vida, e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes, dentre outras. A eMULTI é composta por psicólogo, profissional de educação física, fisioterapeuta, fonoaudióloga, ginecologista e pediatra.
Revitalizações
Desde o início do ano, a Prefeitura de Campo Grande tem realizado uma força-tarefa para revitalização e reforma das estruturas das unidades de saúde. Diversas unidades já foram revitalizadas pela Prefeitura, entre elas a USF Aero Rancho IV, USF Arnaldo Estevão de Figueiredo, USF Jockey Club, UBS Popular, USF Marabá, USF Parque do Sol e o Complexo de Saúde Nova Bahia, integrado pela USF Nova Bahia, CRS Nova Bahia, CEO Nova Bahia, base descentralizada do SAMU e o Distrito Sanitário Prosa, o Centro de Saúde do Homem, no Bairro Coronel Antonino e a USF Vila Nasser.
Estão em andamento as reformas da USF Los Angeles e UPA Vila Almeida e os processos para melhoria das USF Itamaracá, Paulo Coelho Machado e Vila Cox.
Outros investimentos
Na projeção de investimentos e melhorias para a área da saúde para os próximos dois anos estão previstas ainda a reforma e revitalização das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs), além do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Nos últimos seis anos, onze unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo, Aero Rancho Granja, Santa Emília e Jardim Presidente, sendo essas duas últimas entregues em 2022, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho.