Integrantes da Associação Brasileira de Amparo às Pequenas Amadas Igrejas (Abapai) concluíram na última semana o curso “Implantação e Manejo Básico de Horta”. A capacitação foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através do Sindicato Rural, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).
O objetivo é fomentar o conhecimento e a prática da horticultura, promovendo a sustentabilidade e a geração de renda para a população. “A horta beneficia mais de 50 famílias aqui na região. Muitos também têm horta em casa”, diz Manoel Pedro Tosta, que é presidente da Abapai.
A iniciativa, segundo ele, faz muita diferença na vida de todos. “Muita gente precisa desse alimento. Garantimos comida segura e saudável na mesa das pessoas”, concluiu.
Com a conclusão do curso, os beneficiários das hortas poderão melhorar as práticas utilizadas, já que aprenderam a escolher as melhores espécies para o plantio até técnicas de irrigação e manejo de solo, garantindo uma formação completa para todos.
Atualmente, a Prefeitura de Campo Grande atua diretamente no fomento de 263 hortas urbanas, divididas entre hortas com fins comerciais (188) e fins sociais (75). Além da entrega de mudas de adubo orgânico, o município cede máquinas agrícolas para abertura dos canteiros e outros serviços.