BR-163 vai a leilão na próxima quinta-feira e conta com a CCR na disputa

A CCR MSVia está novamente na disputa pelo controle da concessão da BR-163 em Mato Grosso do Sul, uma das principais rodovias do Estado. O leilão, que visa garantir a continuidade da administração e a realização de investimentos na infraestrutura da estrada, ocorre em meio a críticas por parte de parlamentares e da sociedade civil.

Ao Midiamax, o deputado federal Marcos Pollon (PL) se posicionou contra a possibilidade da permanência da CCR à frente da rodovia. O parlamentar afirmou que não acredita que o novo leilão vá, de fato, solucionar os antigos e recorrentes problemas enfrentados pelos usuários da BR-163.

“Não acredito que o leilão irá solucionar os problemas da rodovia. A presença da CCR no estado é um escárnio. Não vejo os investimentos divulgados até agora como razoáveis. É um desrespeito. Na verdade, já pagamos por essa duplicação e eles não entregam a rodovia duplicada. É um grande absurdo”, criticou Pollon.

Segundo o deputado, a CCR tem demonstrado comportamento incompatível com o processo de licitação, agindo como se já estivesse garantida a renovação da concessão. Ele questiona a postura da empresa, alegando que ela já estaria contratando e se posicionando como vencedora antes mesmo da conclusão do certame público.

“A CCR está desprezando a existência de um certame público e se comportando como alguém que já venceu o leilão. É no mínimo suspeito”, afirmou.

Pollon também levantou suspeitas quanto à relação da empresa com governos do Partido dos Trabalhadores, apontando uma suposta reincidência de favorecimento político. “É extremamente preocupante o fato de terem ingressado no topo do governo do PT e agora retornarem na mesma circunstância no governo do PT.”

Outra crítica recorrente do deputado diz respeito à alegação da CCR de que a concessão da BR-163 gera prejuízo. Pollon considera essa justificativa inverossímil. “Nenhuma criança se propõe a vender picolé sabendo que dá prejuízo. Então por que uma das maiores empresas do Brasil no segmento iria pedir a renovação de uma concessão que, entre aspas, dá prejuízo? Isso é um escárnio contra o cidadão do Mato Grosso do Sul”, disparou.

Acidentes

leilão de concessão da BR-163 na próxima quinta traz novamente à tona questionamentos sobre a segurança e condições de uma das principais rodovias do Estado e também uma das mais mortais.

Reportagem do Jornal Midiamax mostrou que dos 845,9 quilômetros de extensão da BR-163 em MS, 15 trechos concentram mais de 90 acidentes por quilômetro.

“Um retrato do descaso”, complementa Nogueira sobre os acidentes. Nos últimos 11 anos, os maiores registros de ocorrências por km aconteceram em áreas urbanas.

Leilão

Após todo o imbróglio e pressão por avanços na BR-163, houve manifestação para relicitação da concessão. Os questionamentos e solicitações chegaram ao TCU (Tribunal de Contas da União). Em novembro de 2024, a maioria dos ministros votou pela repactuação do contrato de concessão, mas, meses depois, em 30 de janeiro de 2025, a ANTT lançou o edital de leilão da BR-163 em MS.

Assim, a solução promete o avanço das obras sem a necessidade de um processo de relicitação — tentativa de driblar o atraso das melhorias aguardadas para a rodovia. A repactuação aponta mudanças nas obrigações de investimentos. Entre elas, a redução dos trechos para duplicação.

Ou seja, os condutores terão menos de 50% da rodovia duplicada. Ainda que 203 quilômetros sejam duplicados, junto aos 150 quilômetros que contêm a duplicação, apenas 41% da estrada terá este tipo de melhoria — que promove segurança aos condutores.

Por fim, a CCR MSVia confirmou ao Jornal Midiamax a participação no leilão. “A participação da Concessionária no leilão se dará na forma do Edital de Processo Competitivo nº 1/2025. A CCR MSVia reafirma o cumprimento integral de suas obrigações contratuais e sua dedicação à operação e manutenção da rodovia, com foco na segurança e na qualidade dos serviços aos clientes”.

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