A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) de resgate aos brasileiros que estão em Israel pousou em Tel Aviv por volta das 9h41 da manhã desta terça-feira (10), no horário de Brasília (veja no vídeo abaixo). O início do retorno ao Brasil está previsto para esta tarde. O avião estava em Roma, na Itália, de onde decolou às 6h40. Também na manhã desta terça (10), o segundo avião da FAB chegou à Itália e aguarda orientações do Ministério das Relações Exteriores para seguir para o Oriente Médio.
O governo federal pretende repatriar 900 brasileiros que estão na área de conflito entre Israel e o grupo Hamas até sábado (14). A informação foi dada pelo comandante da Aeronáutica Marcelo Kanitz Damasceno. Até o momento, são planejados cinco voos de resgate.
Além da tripulação, fazem parte da ação médicos, enfermeiros e psicólogos — todos militares —, que vão prestar atendimento aos necessitados. O número de mortos no conflito entre Israel e os terroristas do Hamas passa de 1.600, dos dois lados. Mais de 5.000 pessoas ficaram feridas nos bombardeios dos últimos dias, segundo dados divulgados por autoridades dos países.
O Itamaraty já recebeu 1.700 pedidos de brasileiros que querem voltar ao Brasil por causa do conflito. Segundo a pasta, a maioria é de turistas, e a prioridade de embarque será para pessoas que moram no Brasil ou não tenham a passagem aérea de volta.
Faixa de Gaza
Para o resgate dos brasileiros que vivem na Faixa de Gaza, um dos pontos centrais do conflito, o governo federal prepara um plano de evacuação, que é coordenado pela Embaixada do Brasil no Cairo (Egito). O Itamaraty estima que pelo menos 30 brasileiros vivam no local e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito.
Fonte: Portal R7