A Câmara Municipal de Campo Grande (MS), aprovou no último dia (14/11) o Projeto de Lei Nº 11.445/24 que institui o Programa Bike CG no âmbito do Município de Campo Grande (MS), de autoria dos vereadores Coronel Villasanti e Professor André Luis.
De acordo com o Art. 1º Fica instituído o Programa Bike CG no âmbito do municipal de Campo Grande, visando o fomento do uso de bicicleta como meio de locomoção e transporte sustentável, reduzindo a emissão de poluentes e, por conseguinte, elevando a qualidade da saúde pública regional, bem como atuando na preservação ambiental.
O Programa Bike CG como objetivos: criar uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários como modalidade de deslocamento eficiente e saudável, reduzir veículos automotores em circulação e índices de emissão de poluentes no ar, melhoria das condições de saúde da população, o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria do sistema de mobilidade cicloviária, a conscientização da sociedade quanto aos efeitos indesejáveis da utilização do veículo automotor nas locomoções urbanas, incentivo ao uso da bicicleta para os deslocamentos ao trabalho e a promoção do programa de compartilhamento de bicicleta, em especial para os deslocamentos de integração ao Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros.
De acordo com o Vereador Coronel Villasanti, “O Bike CG fará parte da composição do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, com despesas para a execução da presente Lei viabilizada por meio de conta de dotações orçamentárias próprias. A mobilidade urbana terá uma sensível alteração para melhor, com a aprovação e implementação desta Lei que trata sobre a utilização ordenada dos usuários de bicicleta, facultando meios para isso via Poder Público”, destacou.