Medida ajuda no combate a vulnerabilidade e oferece oportunidades de capacitação para crianças e adolescentes
Com a participação ativa de 50 adolescentes, o projeto ‘Agentes de Defesa Civil Mirim de Fronteira’, já funciona em caráter experimental em Ponta Porã, cidade que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai.
As atividades acontecem sábados das 8 às 11 horas da manhã e busca tirar as crianças das ruas e afastá-las do envolvimento com drogas e atividades ilícitas. Através de aulas de cidadania, noções de primeiros socorros e cursos profissionalizantes, o programa capacitar os participantes para um futuro melhor.
O projeto ‘Agentes de Defesa Civil Mirim de Fronteira’ é uma iniciativa do secretário municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, com o apoio da Defesa Civil da cidade. “Com sua expertise em situações de emergência e conhecimento sobre prevenção de desastres, eles estão contribuindo para a formação desses adolescentes”, explica o secretário Marcelino Nunes de Oliveira.
Marcelino ressalta a importância desse projeto na promoção da cidadania e na construção de um futuro melhor para as crianças da região. Ele destaca que a participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso do programa e convida todos os envolvidos a se engajarem nessa iniciativa transformadora.
“O projeto já está em funcionamento e tem como foco principal a integração de 50 crianças e adolescentes, entre 6 e 16 anos, moradores de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Através do esporte, como forma de afastamento das drogas, e do fortalecimento dos laços familiares, o programa busca proporcionar um ambiente saudável e seguro”, explica o secretário.
MIDIAMAX. Projeto da ‘Defesa Civil Mirim da Fronteira’ tira 50 adolescentes das ruas de Ponta Porã. Disponível em:<https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2023/projeto-da-defesa-civil-mirim-da-fronteira-tira-50-adolescentes-das-ruas-de-ponta-pora/>. Acesso em: 24.Jul.2023.