Três Lagoas é a primeira cidade a recepcionar a camerata no dia 21 de abril

Seis violinos, duas violas de arco, dois violoncelos, um contrabaixo acústico e um cravo (piano). Esses são todos os instrumentos que já estão afinados para levar música clássica pela região leste, norte e sul do Mato Grosso do Sul, em sete cidades, sendo seis já definidas (Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Miranda).

É o projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal Ensemble” que depois de cinco anos de existência, tocando apenas em Três Lagoas e entorno, agora, consegue dar um passo maior, levando cultura para outras cidade.

A turnê da camerata inicia em Três Lagoas na próxima sexta-feira (21 de abril). No dia seguinte, sábado (22) os artistas seguem para Água Clara e no domingo (23) chegam em Ribas do Rio Pardo para o terceiro concerto. No começo do próximo mês, será um trabalho intenso, com muitos quilômetros rodados, para apresentações em Miranda, Paranaíba e Aparecida do Taboado, nos dias 5,  7 e 13 de maio, respectivamente.

Formado por 13 artistas e toda uma equipe técnica nos bastidores, o projeto leva música para lugares nada convencionais, para que pessoas que nunca pisaram em uma sala de concerto possa sentir o prazer de ouvir sons eruditos, como explica o maestro e proponente do projeto, Francis Vidal.

“Queremos ir aonde o povo está, e mostrar que essa música vista erroneamente como música de ‘elite’, pode e deve ser consumida por toda a população, gerando entretenimento, ampliação cultural, formação de público, diversão, conhecimento, novas conexões interpessoais e, principalmente, despertando talentos da nossa terra”, diz o maestro que tem consciência dos desafios que é fazer da música um sacerdócio, “Temos consciência da falta de teatros e salas de concertos na maior parte do Estado, por isso que pensamos nesse projeto em um formato acessível”.

A camerata é formada pelo maestro e diretor artístico Francis Vidal; Caio Xavier de Almeida (contrabaixista); Carlos Eduardo de Assis, Eliana Mangano, Elias Soares, Gabriel Almeida, Luis Henrique de Macedo e Rene Neves Filho (violinistas); Irliane Karoline Pessoa e Thiago Miotto (violistas); Mara Denise Vidal e Vivian Kinars (violoncelistas); Wellington de Lamare (cravista).

Na sexta-feira, o concerto em Três Lagoas será às 19h30 – no Anfiteatro UFMS Campus I – Av. Capitão Olinto Mancini, 1662.

Programação:

Três Lagoas – 21/04 (Sexta-feira) – às 19h30 – no Anfiteatro UFMS Campus I – Av. Capitão Olinto Mancini, 1662
Água Clara – 22/04 (sábado) – às 19h30 – Centro Cultural, Rua Fernando Bastos Junior, 609, Bairro Santos Dumont
Ribas do Rio Pardo – 23/04 (domingo) – às 19h30 –  Câmara Municipal da Cidade – Rua Marciana Custódio Lemos, 64, Vl. Santos Dumont
Miranda – 05/05 (sexta-feira) – às 19h30 –  CRAS Urbano – Rua Elias Carneiro de Arruda, 400, Centro
Paranaíba – 07/05 (domingo) – às 18h –  Espelho D’água – Avenida Durval Rodrigues Lopes, s/ n, centro da cidade.
Aparecida do Taboado  –  13/05 (sábado) – às 19h30 – Biblioteca Municipal Washington Rodrigues de Melo/ Sala de Cultura Eleonora Camargo de Queiroz – Av. Presidente Vargas, n.º 4.363

CAMPO GRANDE NEWS. Projeto leva música clássica de graça para cidades do interior. Disponível em:<https://www.campograndenews.com.br/lado-b/diversao/projeto-leva-musica-classica-de-graca-para-cidades-do-interior>. Acesso em:18.Abr.2023.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *