Famoso pela linguiça, município terá missa de ação de graças pelos 99 anos e leilão em apoio a pacientes com câncer
Há 99 anos, Maracaju dava seus primeiros passos rumo a se tornar o município que é hoje, passando da casa dos 48 mil habitantes, 5.396,905 km² de extensão territorial, historicamente reconhecido e famoso pela linguiça.
Localizado à sudoeste de Mato Grosso do Sul, conforme dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Maracaju possuía um Produto Interno Bruto (PIB) per capito de 76.639,22 R$.
História
Inicialmente ocupado por jesuítas espanhóis, o território hoje chamado de Maracaju, passou pelas mãos de bandeirantes paulistas (com Antônio Raposo Tavares); de irmãos vindos de Minas Gerais e, inclusive, foi palco de invasão paraguaia, até chegar a pessoa de João Pedro Fernandes, em 1922.
Conforme registro histórico do IBGE, João migrou com sua farmácia de “Sidrolândia” – que até então era chamada de São Bento – para a margem direita do Rio Brilhante na então Santa Rosa, hoje Nioaque.
Ali, devido a um surto de malária, João e seu estabelecimento firmaram terreno onde hoje é o município, erguendo escola por movimentos populares até a fundação da “Sociedade Incentivadora da Instrução de Maracaju”, no Natal de 1923.
Com isso terras foram sendo recebidas e adquiridas, já acumulando mais de 600 hectares de terra por meadores daquela década até que em 1928 veio seu desmembramento administrativo de Nioaque, com o progresso sendo fortemente impulsionado a partir de 1944, quando inaugurada a estação ferroviária de Maracaju.
Dias atuais
Maracaju, com vegetação típica do cerrado e campos de vacaria, tem economia baseada na agropecuária, saltando de 12ª para 6ª maior economia de Mato Grosso do Sul, com um crescimento recorde no PIB, superior a 516%, conforme administração municipal.
Durante toda essa semana o município dedicou agenda, com palestras, leilões, além de shows que trouxeram para a cidade nomes como Paraná; Eli Soares; João Carreiro e Michel Teló.
Além do desfile cívico na manhã de hoje (11), o município ainda prevê a realização do Leilão Balaio de Gato, em prol da Associação Maracajuense de Apoio a Pacientes com Câncer (AMAPC).
CORREIO DO ESTADO. Quase centenária, Maracaju celebra aniversário neste domingo (11). Disponível em:<https://correiodoestado.com.br/cidades/quase-centenaria-maracaju-celebra-aniversario-neste-domingo-11/416095/>. Acesso em: 10.Jun.2023.