Avião transportava 12 turistas, além do piloto e copiloto
A queda de um avião com 14 pessoas mortas na noite deste sábado (16), na cidade de Barcelos, no Amazonas, é a maior tragédia aérea desde 2011. A aeronave do modelo Embraer EMB-110 Bandeirante levava 12 turistas a bordo, além do piloto e copiloto. Não houve sobreviventes.
Conforme o site Metrópoles, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinícius Almeida, informou que o grupo de turistas estava na região para a prática de pesca esportiva. O resgate dos corpos e a perícia ocorrerão na manhã deste domingo (17).
O avião havia saído de Manaus, e o acidente aconteceu nas proximidades do aeroporto de Barcelos, a cerca de 400km da capital do Amazonas. O secretário de Defesa Civil do Amazonas, coronel Máximo, confirmou o acidente e informou que uma equipe da corporação se deslocaria para o ponto do acidente ainda neste sábado.
Ainda conforme o Metrópoles, chovia em Barcelos quando avião tentava aterrissar, o que teria dificultado o pouso. A chuva também causou falta de energia elétrica na região.
Investigação
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que os investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados.
Na ação inicial, serão coletados e avaliados os dados da ocorrência. Haverá a preservação dos indícios, a verificação inicial de danos causados à ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
TOPMIDIA NEWS. Queda de avião com 14 mortos no Amazonas é maior tragédia aérea desde 2011. Disponível em:<https://www.topmidianews.com.br/geral/queda-de-aviao-mata-14-pessoas-no-amazonas/190794/>. Acesso em: 17.Set.2023