Ao menos 15 pessoas precisaram de atendimento médico

Um raio atingiu a área próxima à Praça do Cruzeiro e deixou dezenas de pessoas feridas durante a caminhada convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), realizada neste domingo (25), em Brasília. No momento do incidente, chovia forte na região, e várias pessoas caíram após sofrerem choques elétricos.
Ao menos três vítimas foram encaminhadas ao hospital, enquanto cerca de 15 receberam atendimento médico no local. O raio teria atingido um poste de energia elétrica.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram momentos de pânico com pessoas desacordadas sendo carregadas nos braços até uma ambulância, que acabou cercada por manifestantes sentados ou deitados no chão. Algumas vítimas apresentavam sinais de desorientação. Pouco antes das 13h, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para reforçar o atendimento às vítimas.
Seguranças do Memorial JK informaram ao UOL que as câmeras do circuito interno do memorial ficaram temporariamente fora do ar após a queda do raio, mas voltaram a funcionar alguns segundos depois. Desde o fim da manhã, Brasília enfrenta fortes chuvas, que provocaram alagamentos em diversas vias da capital federal.
‘Caminhada pela liberdade’
A mobilização foi organizada em apoio a Bolsonaro e deve reunir apoiadores do ex-chefe do Executivo. Os manifestantes defendem a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Parte dos envolvidos cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
No entanto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a caminhada não pôde se aproximar das imediações do complexo penitenciário, já que está proibida a realização de manifestações no local.
Antes do ato em Brasília, a chamada “romaria”, iniciada em Minas Gerais por Nikolas Ferreira, passou por Goiás até chegar à capital federal. A caminhada começou na tarde da última segunda-feira (19) e percorreu cerca de 240 quilômetros, com chegada a Brasília no fim da tarde de sábado (24).
