O avistamento da lua crescente marca o início do Ramadã, momento de piedade e autorreflexão para os muçulmanos em todo o mundo.
O Ramadã, nono mês lunar do calendário islâmico, é um período sagrado, em que os muçulmanos fazem orações e jejuam diariamente. A data muda todos os anos porque segue as fases da lua, mas sua duração, que vai de 29 a 30 dias, nunca é alterada. Este ano teve início na noite desta quarta-feira, 22, e vai até o dia 23 de abril, com celebrações do Eid al-Fitr.
O início e o fim do Ramadã são definidos por uma comissão de avistamentos lunares na Arábia Saudita. Portanto, o mês sagrado começa no dia seguinte ao avistamento da lua crescente, que nem sempre está acessível, pois sua aparição é bem sutil e dura apenas cerca de 20 minutos. Se a lua não fica visível a olho nu devido à neblina ou às nuvens, são realizados cálculos lunares para prever se ela está no céu.
Durante o Ramadã, o livro sagrado do Islã recomenda que os fiéis deixem de comer, beber, fumar e ter relações sexuais durante o dia. A prática é um dos cinco pilares básicos que todo muçulmano com condições físicas e financeiras deve cumprir.
Origem do Ramadã
O Ramadã, um dos meses do calendário islâmico, também fazia parte dos antigos calendários árabes. O nome do período sagrado deriva da raiz árabe “ar-ramad”, que significa “calor escaldante”.
Os muçulmanos acreditam que, em 610 d.C., o anjo Gabriel apareceu ao profeta Maomé e revelou a ele o Alcorão, o livro sagrado do Islã. Acredita-se que essa revelação, Laylat Al Qadar — ou a “Noite do Poder” — tenha ocorrido durante o Ramadã. Para os muçulmanos, foi durante este mês que os primeiros versículos do Alcorão foram revelados ao profeta Muhammad há mais de 1.400 anos.
O TEMPO. Ramadã: saiba como é o período sagrado dos muçulmanos que começa nesta quarta. Disponível em:<https://www.otempo.com.br/mundo/ramada-saiba-como-e-o-periodo-sagrado-dos-muculmanos-que-comeca-nesta-quarta-1.2834556>. Acesso em: 22.Mar.2023.