Iniciado na última semana de março, o Declare Fácil já ajudou mais de 300 contribuintes campo-grandenses a fazerem a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024, ano-base 2023.
O projeto é desenvolvido pela Receita Federal em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade em Mato Grosso do Sul (CRC). O contribuinte é atendido, presencialmente, na área de atendimento do órgão em Campo Grande.
O Declare Fácil é um serviço inédito, criado pela Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, e que pode ser estendido a todo o país a partir de 2025. Tem a ainda a participação do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) e Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs).
O objetivo do projeto é levar o máximo de informações e orientações durante o período de entrega da declaração a contribuintes sem acesso a computador ou a smartphones. O prazo para prestar contas começou em 15 de março e termina no próximo dia 31.
Para ser atendido presencialmente, o contribuinte deve ter obtido rendimento bruto de, no máximo, R$ 50 mil em 2023 — o que dá, em média, R$ 3.800 mensais, incluindo férias. Deve ainda levar comprovantes de rendimentos, dos pagamentos feitos para deduções, entre outros.
O atendimento é feito por estudantes do curso de ciências contábeis, sob a orientação dos professores dos NAFs. O serviço está disponível todas as terças-feiras, no prédio da Delegacia da Receita Federal em Campo Grande. O agendamento deve ser feito pelo telefone (67) 3318-7359.
“Até aqui o projeto alcançou nossas expectativas. Foram oito terças-feiras, com média de 40 atendimentos. O Declare Fácil envolve uma série de benefícios, a começar pela satisfação dos contribuintes e a empolgação dos estudantes que irão atuar na área depois de formados”, diz o delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva.