Aleonis Alves destaca a importância da inclusão digital na educação em sua obra sobre cidadania
A redação de Aleonis Alves dos Santos Neto, aluno do CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) Profª Ignês de Lamônica Guimarães, foi escolhida para representar a escola no 13° Concurso de Desenho e Redação da CGU (Controladoria Geral da União) . Essa conquista não apenas destaca o talento de Aleonis, mas também ressalta a importância da inclusão e acessibilidade no ambiente escolar, fundamental para que todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência, possam se expressar e participar ativamente.
Com o tema “Cidadania Digital: Acesso à Educação para a Democracia”, o concurso convidou os participantes a refletirem sobre os desafios do mundo digital. A redação de Aleonis, intitulada “Cidadania Digital: Um Convite à Inclusão da Comunidade Surda”, aborda as barreiras que a comunidade surda enfrenta na inclusão digital, destacando a deficiência de recursos como legendas e traduções em Libras. Seu trabalho foi desenvolvido ao longo de quatro semanas, sob a orientação da coordenadora pedagógica Ana Lucia Siqueira de Souza e da professora de língua portuguesa Kelly de Melo Nogueira Loureiro, com o apoio da intérprete de Libras Aline Cristina Sobrinho Yamaciro Santos.
O processo de seleção da redação que representaria o CEEJA envolveu a análise de todos os textos de um grupo de professores e coordenadores, com a escolha de Aleonis sendo feita por votação. A professora surda Flávia Martinez Ortiz enfatizou a importância do CEEJA na promoção da inclusão e do acesso ao conhecimento para estudantes surdos, destacando como a flexibilidade de horários e a educação virtual favorecendo esse processo. Embora o CEEJA já tenha conquistado prêmios em outras edições do concurso, é a primeira vez que uma redação de um estudante surdo concorrerá ao prêmio, com o resultado final previsto para fevereiro de 2025. A comunidade escolar está ansiosa e torcendo por Aleonis.