Promotores russos disseram nesta segunda-feira (19) que designaram a Fundação Clooney para a Justiça, um grupo sem fins lucrativos dos EUA, como uma organização “indesejável” por realizar trabalhos “em escala de Hollywood” para desvalorizar Moscou.
A Fundação foi fundada pelo ator George Clooney e sua esposa, a advogada de direitos humanos Amal Clooney.
O rótulo “indesejável” foi aplicado a dezenas de grupos estrangeiros desde que Moscou começou a usar a classificação em 2015, e efetivamente proíbe uma organização por completo.
“A Fundação realiza um trabalho em escala hollywoodiana com o objetivo de desvalorizar a Rússia”, disse a Procuradoria-Geral da República no aplicativo de mensagens Telegram, sem fornecer evidências.
“Ele apoia ativamente falsos patriotas que deixaram o país.”
Acrescentou que “sob o pretexto de ideias humanitárias”, a organização promove iniciativas para o processo criminal da alta liderança de Moscou e dissemina publicamente avaliações negativas da legislação russa sobre agentes estrangeiros e ONGs.
A Fundação Clooney para a Justiça não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Reuters.
Além de organizações sem fins lucrativos, a lista “indesejável” da Rússia inclui veículos de comunicação, grupos políticos, culturais e religiosos que Moscou alega serem uma ameaça à segurança do país.
Fonte: CNN Brasil