Nelsinho disse que diálogo com o congresso americano retoma em setembro

O senador Nelsinho Trad (PSD) continua defendendo o diálogo com os Estados Unidos sobre o tarifaço de 50% imposto ao Brasil pelo presidente Donald Trump.

Ao Jornal Midiamax, o senador falou nesta sexta-feira (29) que o Congresso americano está de recesso e só volta no próximo mês. “O combinado com os senadores que a gente contactou na nossa viagem no começo de agosto, era voltar a falar no início de setembro. Agora, eu imagino que essa história ainda vai continuar. Vai ter coisa pela frente”.

Nelsinho acredita que o Brasil usou indevidamente a lei de reciprocidade. “Não adianta chamar os Estados Unidos para o ringue, para brigar. Não é esse o caminho. Nenhum país grande, nem a China fez isso. Então, vamos exercitar o diálogo, a diplomacia, o máximo que der”.

Por fim, o senador avalia que a melhor estratégia e colocar os setores afetados com o tarifaço para conversar com o governo americano. “No setor do café que ficou fora, setores que ficaram fora, porque esse é o recado que eles deram de lá pra cá”, finalizou.

Entenda

Entrou em vigor no dia 6 de agosto, o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. No entanto, a taxação extra impactou na venda da carne bovina, enquanto, livra outros produtos mais vendidos por Mato Grosso do Sul aos norte-americanos.

Conforme o texto do documento oficial divulgado pela Casa Branca no dia 30 de julho, a celulose e o ferro-gusa não terão a taxação adicional de 40%, que já soma a taxa de 10% de exportação ao país.

A lista também livra 694 produtos, que mantiveram tarifa de 10%, já aplicada atualmente de forma recíproca entre os países. Desta forma, ficaram de fora do tarifaço o suco e a polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes.

Também ficaram de fora do tarifaço produtos como polpa de madeira, metais preciosos, energia e produtos energéticos e fertilizantes. No entanto, café, frutas e carnes, que possuem grande volume de exportação para os EUA, não estão entre as exceções aplicadas e serão taxados com a porcentagem extra.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *