Imunizante está disponível a partir desta quinta-feira em unidades de saúde de Campo Grande
A partir desta quinta-feira (16), qualquer pessoa ente 4 e 59 anos, 11 meses e 29 dias, pode se vacinar contra a dengue, em unidades de saúde de Campo Grande. A vacinação contra a dengue é uma das principais estratégias para combater a disseminação da doença, reduzindo o número de casos graves, evitando sobrecarga nos hospitais e possíveis óbitos.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande anunciou, nesta quarta-feira (15), a ampliação temporária da vacinação contra a dengue. A medida visa aumentar o acesso da população à vacina e otimizar o uso das doses disponíveis, reforçando a proteção contra a arbovirose endêmica.
Em 2024, a dengue infectou 16.229 pessoas em Mato Grosso do Sul. O número é 60% menor que os 41 mil casos confirmados em 2023, resultando também na redução de mortes. Foram 32 óbitos em 2024, contra 43 em 2023, conforme dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Em Campo Grande, foram mais de 12.000 casos notificados de dengue, com um óbito associado à doença em 2024. Em 2025, já foram notificados 119 casos, o que destaca a necessidade urgente de ações preventivas.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, explicou que a ampliação da vacinação é um passo fundamental para proteger a população. “Com a ampliação da faixa etária para 4 a 59 anos, estamos oferecendo mais proteção contra a dengue. A vacinação é nossa principal ferramenta na prevenção da doença, e essa medida permite que mais pessoas tenham acesso à proteção”, afirmou.
Duas doses
A vacinação contra a dengue é realizada em duas doses, com intervalo de três meses entre uma dose e outra. A eficácia da vacina é garantida apenas com o esquema completo. A Sesau lembra que, para garantir a proteção total, é essencial que a população complete as duas doses.
Disponível nas 74 Unidades de Saúde da Família de Campo Grande, a vacinação ocorre durante o horário de funcionamento das unidades. A população deve seguir as seguintes orientações:
• Menores de idade (4 a 17 anos) devem estar acompanhados de um responsável legal e com documento de identificação.
• Adultos devem levar um documento de identificação com foto. Se possível, apresentar a carteirinha de vacinação, embora ela não seja obrigatória.
• O intervalo entre as doses é de três meses, sendo importante que as pessoas que já tomaram a primeira dose retornem para completar o esquema.
Contraindicações da vacina
• Indivíduos menores de 4 anos e maiores de 59 anos.
• Pessoas com histórico de anafilaxia ou reação alérgica à substância ativa ou a qualquer excipiente da vacina.
• Indivíduos com imunodeficiência ou em uso de terapias imunossupressoras.
• Gestantes e lactantes.