A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) não acredita que a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil) conseguirá cargo no governo do atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Soraya teria direito a indicar nomes para superintendências vinculadas aos ministérios ocupados pelo União Brasil, mas rejeitou a participação no governo, ainda que seu partido esteja na base de sustentação do presidente. Entretanto, embora não queira vínculo, afirma que ouviu do governo que Rose não deve ganhar cargo.
“O recado que recebi do governo é que não iriam nomear uma pessoa que ficou com o Bolsonaro nos dois turnos. Mas não aprofundei porque eu não posso pedir nada. Não tenho compromisso com este governo”, declarou.
A senadora ressalta que há um entendimento de que pelo rodízio feito entre os estados, desta vez, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), ficaria com o estado do Mato Grosso, dificultando a vida de Rose, cotada para o posto.
Apesar da disputa atual no partido e de ter, inclusive, excluído Rose do diretório, Soraya afirma que poderia ter lhe ajudado a conquistar uma superintendência, se tivesse conversado com ela.
“Eu tentaria indicar a Rose se ao menos ela tivesse conversado conosco. Ela ficou com o Bolsonaro nos dois turnos. E não há, até agora, pedido do nosso partido em favor dela”, assegurou.
Rose aguarda nomeação do cargo e a promessa era de que o Governo Federal faria as publicações até março, o que não aconteceu na maioria dos estados. Há um trabalho do Governo Federal para garantir uma base de sustentação forte para Lula, tendo as superintendências como principal moeda para fechar alianças. Embora Soraya se negue a apoiar Lula, o União Brasil nacional está com o atual presidente e o pedido por Rose teria partido do presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, e do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira.
INVESTIGAMS. Soraya diz que Rose não tem indicação do partido e dificilmente ganhará cargo no governo Lula. Disponível em:< https://investigams.com.br/2023/04/08/soraya-diz-que-rose-nao-tem-indicacao-do-partido-e-dificilmente-ganhara-cargo-no-governo-lula/>. Acesso em: 09.Abr.2023.