Presidente americano exige que empresa tenha um proprietário não chinês

Aplicativo Tiktok (Metrópoles)

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 4, que estará assinando uma ordem executiva para manter o TikTok em funcionamento por mais 75 dias. Segundo ele, o governo americano já fez um “tremendo” progresso em relação às negociações, mas o acordo exige mais trabalho para garantir que “todas as aprovações necessárias sejam assinadas”.

O prazo para a empresa vender seus ativos a um proprietário não chinês nos EUA venceria amanhã, 5 de abril.

“Esperamos continuar trabalhando de boa-fé com a China, que, pelo que sei, não está muito satisfeita com nossas tarifas recíprocas (necessárias para um comércio justo e equilibrado entre a China e os EUA!). Isso prova que as tarifas são a ferramenta econômica mais poderosa e muito importante para nossa segurança nacional!”, acrescentou ele em post no Truth Social.

O republicano disse estar ansioso para trabalhar com a TikTok e a China para fechar o acordo.

Relembre o caso

A lei que proíbe o TikTok no país foi votada pelo Congresso em abril de 2024, obrigando a empresa chinesa vender o aplicativo sob pena de proibição. Em janeiro deste ano, a Casa Branca informou que a “aplicação da lei (deveria) ser responsabilidade do próximo governo, no caso, o Trump.

Antes mesmo de tomar posse, Trump afirmou que o aplicativo continuaria banido. Conforme a Suprema Corte dos Estados Unidos, a decisão só seria revogada caso os proprietários da plataforma chegassem a um acordo para vender o aplicativo a compradores não chineses até este domingo.

Além do TikTok, todos os outros aplicativos da ByteDance, dona da plataforma, foram banidos nos Estados Unidos.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *