O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estreiou, nesta segunda-feira (8), às 11h, o documentário “Jovem – A Voz de Quem Faz História”. O material mostra a experiência de jovens que participaram das eleições pela primeira vez, mesmo antes da obrigatoriedade, e também de quem preferiu esperar a maioridade para ir às urnas exercer a cidadania.
A partir do ponto de vista das entrevistadas e dos entrevistados, o documentário retrata a tomada de decisão para tirar o título eleitoral, a experiência no dia da votação e os motivos pelos quais alguns jovens decidem participar ou não do processo eleitoral, mesmo tendo direito de votar antes da maioridade.
“O interesse dos jovens pela política tem crescido. A prova disso está na quantidade cada vez maior de brasileiras e brasileiros entre 15 e 17 anos procurando a Justiça Eleitoral para tirar o título. Por isso, decidimos entender um pouco mais sobre o comportamento e as motivações desse público, que está conectado quase que 24 horas por dia nas redes sociais”, explica a secretária de Comunicação e Multimídia do TSE, Giselly Siqueira.
Os jovens também explicam como funciona o uso das redes sociais como meio de informação sobre o processo eleitoral e o impacto disso na experiência que tiveram. E, ainda, como é o convívio com a desinformação nessas plataformas e o que acreditam ser necessário para combater a disseminação de informação falsa na internet.
“Jovem – A Voz de Quem Faz História” faz parte da campanha de incentivo à participação de jovens no processo eleitoral, promovida pela Justiça Eleitoral em todo o país, e está disponível no canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Fonte: TSE