Serão distribuídas 200 senhas ao longo do dia

A USF (Unidade da Saúde da Família) Macaúbas recebe, nesta segunda-feira (2), uma ação entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a SES (Secretaria Estadual de Saúde) para exames oftalmológicos gratuitos para pacientes com diabetes, hipertensão e idosos de Campo Grande.

O atendimento é realizado através de uma parceria entre as secretarias, que possui um Polo Municipal de Telessaúde, conduzida pelo Telessaúde da SES, em parceria com o Telessaúde Goiás da UFG (Universidade Federal de Goiás).

Segundo a Sesau, o público-alvo está recebendo exames oftalmológicos gratuitos, realizados por meio de telediagnóstico, para detecção precoce de doenças que podem causar cegueira, como retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular.

“Todo o rastreio dos pacientes foi conduzido diretamente pelas equipes da Atenção Primária do município, que identificaram os públicos de risco e fizeram o agendamento dos atendimentos. Além dos atendimentos, a equipe nacional está em Campo Grande para capacitar os profissionais locais, fortalecendo o serviço de telediagnóstico tanto do estado quanto do município”, descreve.

Serviço

Serão distribuídas 100 senhas no período da manhã e outras 100 à tarde nas unidades:

  • Segunda-feira (2) — USF Macaúbas, região Anhanduizinho
  • Terça-feira (3) — USF Estrela do Sul, região Segredo

O público-alvo da ação são pacientes previamente agendados, conforme os seguintes critérios:

  • Pessoas com diabetes a partir de 12 anos
  • Pessoas com hipertensão a partir de 18 anos
  • Pessoas com 60 anos ou mais

Por meio da Teleoftalmologia, as imagens dos exames são captadas diretamente nas unidades de saúde e avaliadas a distância por especialistas. Essa tecnologia permite diagnóstico mais rápido, reduzindo filas e evitando complicações graves que podem levar à cegueira — muitas vezes evitável se a doença for identificada precocemente.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *