O alerta indica tempestade com chuvas entre 20 e 30km/h e ventos intensos de até 60km por hora

Previsão do tempo indica sol e chuva para MS neste domingo (16). Imagem ilustrativa. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)
Mato Grosso do Sul está sob alerta de chuvas intensas e tempestade nesta segunda-feira (24). O aviso publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica tempestade e ventania em diferentes regiões do Estado e segue ativo até às 10h de terça-feira (25).
O alerta, de nível amarelo, abrange as 41 cidades de MS e indica tempestades entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40-60 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Previsão
Nesta segunda-feira (24), a previsão do tempo indica aumento de nebulosidade e chuvas de intensidade fraca a moderada, podendo ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento em alguns municípios de MS.
Nas regiões central, sul, sudoeste e pantaneira, são esperados acumulados mais expressivos. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), essa situação meteorológica ocorre devido ao transporte de calor e umidade, aliado ao avanço de cavados. Além disso, a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de instabilidades no Estado.
Em Campo Grande e Corumbá, as máximas devem chegar a 35 °C, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em Três Lagoas, Coxim, Anaurilândia e Chapadão do Sul, os termômetros devem alcançar 34 °C. Por fim, Porto Murtinho e Dourados devem registrar máximas de 32 e 33 °C, respectivamente.
Evite acidentes
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos, assim evite que danifiquem com a água.
Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações estão disponíveis junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: MídiaMax