Na última segunda-feira (24), o vereador Professor Juari, presidente da Comissão de Educação e Desporto da Câmara Municipal de Campo Grande, promoveu uma importante audiência pública para discutir a saúde mental dos profissionais da Educação.

A audiência contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, representantes da Fiocruz, das Secretarias de Educação e Saúde de Campo Grande, do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública – ACP, do Conselho Regional de Psicologia, do Fórum de Educação do Estado, da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul – FETEMS, do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS – SINEPE e vários professores, administrativos e gestores escolares, além dos membros da Comissão de Educação.

Durante a audiência, o presidente da Comissão, vereador Professor Juari, destacou as possíveis causas de problemas de saúde mental entre os profissionais da educação e enfatizou a importância de buscar soluções para essa discussão tão importante: “Essa é uma questão urgente e que deve ser levada a sério. A falta de cuidado com a saúde mental pode estar relacionada aos elevados índices de afastamento do trabalho. Transtornos como ansiedade, depressão e síndrome de burnout são comuns entre os professores, afetando diretamente a qualidade do ensino e o bem-estar desses profissionais. Além disso, muitos enfrentam insegurança nas escolas, sobrecarga de trabalho, falta de reconhecimento, problemas financeiros devido à falta de valorização salarial e pressão por resultados sem o devido apoio e condições para desempenhar suas funções de forma adequada. É essencial fornecer suporte e ferramentas para que os profissionais possam cuidar de sua saúde mental e, assim, garantir um ambiente saudável e produtivo na Educação”, ressaltou o parlamentar.

Ao final da audiência, foram deliberados diversos encaminhamentos para solucionar a questão. Entre as propostas aprovadas estão a necessidade de estabelecer diálogo com as unidades escolares de modo que proporcionem uma acolhida melhor aos seus funcionários, inclusive dando atenção aos readaptados, oportunizando a eles funções que possam se sentir mais produtivos.

Deverá ser criado um grupo de trabalho de servidores da Educação e da Saúde, para que possa ser realizado um trabalho intersetorial com esses profissionais. O grupo de trabalho deverá buscar ampliar a oferta de cursos de aperfeiçoamento em saúde mental e atenção psicossocial. Também deverá ser realizada uma pesquisa para analisar como está a saúde dos profissionais da Educação, assim como buscar por parcerias para oferta de oficinas livres para a categoria.

As secretarias de Educação deverão ampliar as parcerias com a Fiocruz e outras instituições para dar conta de algo tão complexo. Também deverão buscar soluções para aprimorar as condições de trabalho dos professores.

No mesmo sentido, deverão ampliar espaços de escuta para os profissionais da Educação. O município deverá buscar ampliar o número de profissionais que prestem serviços pelo IMPCG, para dar conta do elevado número de usuários; Firmar parcerias com universidades públicas e privadas para atender à demanda de atendimentos psicossociais; Buscar o fortalecimento do SUS e a garantia de atendimento rápido aos professores que necessitem de atendimento psicológico de emergência. Dialogar com as instituições de ensino superior sobre uma reestruturação dos cursos, melhorando a formação acadêmica, entre outras medidas.

O vereador Professor Juari celebrou a realização da audiência e destacou a importância de se discutir esse tema com profundidade. “Fico muito feliz em ver que conseguimos reunir tantas autoridades e representantes da sociedade civil para discutir um assunto tão relevante. Tenho certeza de que, com os encaminhamentos aprovados, poderemos avançar na solução dos problemas de saúde mental que afligem a nossa categoria dos profissionais da Educação”, ressaltou o vereador.

A audiência foi um passo importante para a promoção de políticas públicas que visem garantir a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores da Educação. Contando com a participação de diversas autoridades responsáveis e especialistas no assunto, a audiência mostrou que trata-se de um tema de fundamental importância e que merece atenção por parte das autoridades competentes.

Professor Juari é vereador em Campo Grande/MS. Seu trabalho pode ser acompanhado nas redes sociais (@professorjuari). Além disso, para entrar em contato com o gabinete do parlamentar, está disponível o whatsapp (67) 99616-5999.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *