Os vereadores da Câmara de Campo Grande derrubaram, por 17 votos a quatro, o veto da Prefeitura a um projeto, de autoria dos vereadores João Rocha e Professor André, que garante passagem gratuita no transporte coletivo para quem está tratando câncer.
A Prefeitura rejeitou o projeto sob o argumento que há vício formal por violação de regras de iniciativa, por entender que a Câmara não pode interferir em contratos administrativos de concessão.
O vereador Victor Rocha (PP) foi um dos vereadores que votaram contra o veto, ressaltando que os pacientes precisam fazer consulta, exames e quimioterapia semanalmente. “É o mínimo de respeito aos pacientes”, pontuou.
O vereador Professor André, um dos autores do projeto, ressaltou que estamos no mês de conscientização do câncer e defendeu que negar a gratuidade é vetar o direito do paciente de fazer o tratamento.
O vereador Marcos Tabosa (PDT) também rejeitou o veto, declarando que o Consórcio Guaicurus faz um trabalho “porcaria” ganha dinheiro igual água, o que não justificaria a derrubada do projeto.
O projeto garante gratuidade em procedimentos como radioterapia, quimioterapia e qualquer outro tratamento complementar visando a cura dos pacientes.
“Ampliar o benefício de transporte público aos pacientes de câncer e a seus acompanhantes é uma ação mínima do município em favor de cidadãos que sofrem os efeitos nefastos reflexos de uma doença que o afeta socialmente e economicamente”, diz o projeto.
INVESTIGAMS. Vereadores derrubam veto e aprovam passagem gratuita no transporte para tratamento de câncer. Disponível em:<https://investigams.com.br/2023/03/30/vereadores-derrubam-veto-e-aprovam-passagem-gratuita-no-transporte-para-tratamento-de-cancer/>. Acesso em: 30.Mar.2023.