O Kilauea, situado na Ilha do Havaí, a maior do arquipélago, é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo

O vulcão Kilauea, no Havaí, voltou a entrar em erupção nesta terça-feira, 2, e lançou jatos de lava a cerca de 100 metros de altura a partir de sua cratera no cume. Esta é a 32ª vez que o vulcão libera rocha derretida, desde dezembro, quando teve início sua atual fase eruptiva. Até agora, toda a lava permaneceu contida dentro da cratera principal, localizada no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a lava começou a emergir pouco depois da 0h (no horário local), a partir da abertura norte da cratera Halemaumau. Fontes de lava surgiram às 6h35, e, ainda na manhã, uma segunda e uma terceira abertura — no sul e entre as duas — também entraram em atividade

O Kilauea, situado na Ilha do Havaí, a maior do arquipélago, é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo. Ele está a cerca de 320 quilômetros ao sul de Honolulu, capital do estado, localizada na ilha de Oahu.

*Com informações da Associated Press.

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *