Campo Grande deu um grande salto no desenvolvimento tecnológico com a chegada do ParkteCG (Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande), inaugurado pela Prefeitura Municipal na última sexta-feira (15).

Projeto inovador cm foco na transformação digital, o parque tecnológico será um espaço onde empresas, centros de pesquisa, universidades e outras instituições poderão se reunir e promover desenvolvimento tecnológico e inovação, um propulsor para a cultura empreendedora e socioeconômica de Campo Grande e de toda a América Latina.

O vereador Professor Riverton (PSD) participou da solenidade que contou com a presença da senadora Tereza Cristina, secretários estaduais e municipais, deputados e vereadores da Capital, empresários, representantes de instituições de ensino e foi conduzida pela prefeita Adriane Lopes. “A tecnologia está diretamente atrelada ao desenvolvimento e essa iniciativa da Prefeitura de Campo Grande coloca a cidade à frente, sendo o primeiro parque tecnológico do Estado, colaborando para o crescimento de todo o Estado. O resultado será positivo, com o fortalecimento da economia, geração de renda e empregos”, avalia o vereador que assinou o documento de formalização do espaço.

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, o Parque Tecnológico é um hub de inovação e excelência que impulsiona o avanço tecnológico, pesquisas de ponta e o crescimento econômico. O espaço age como um núcleo de ideias e criatividade, que oferece espaços de trabalho modernos e inovadores. A missão é fomentar a colaboração entre empresas, startups, instituições de ensino e profissionais renomados do setor, acelerando a inovação e promovendo um crescimento sustentável.

Na estrutura do ParkTec CG haverá sala de reuniões, estúdio para podcast e ambientes compartilhados. Os setores tecnológicos prioritários propostos para início do projeto serão: AgroTech, Logística, Bioeconomia, Health, GovTech e Economia Criativa.

Segundo a senadora Tereza Cristina, a inauguração do ParktecCG é um marco que esse equipamento público significa para a capital e todo o Mato Grosso do Sul. “Quando vi aqui o grupo do Parque de São José falando passou um filme na cabeça, de quando estive no Ministério da Agricultura e fizemos um parque assim em Londrina e as pessoas não sabem o que é e o que faz um parque tecnológico. E tive a oportunidade de voltar lá no outro ano e ver os resultados e tanta coisa acontecendo, entendendo a grandeza dessa iniciativa. Aqui estão cérebros e uma rede de pessoas que buscam soluções com parceiros dentro da iniciativa privada, governos e universidades”, destacou a senadora.

Sobre o Parque Tecnológico: Na estrutura haverá Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), abrigando centros de pesquisa onde são desenvolvidas pesquisas científicas e tecnológicas. Essas pesquisas podem estar relacionadas a diversas áreas, como TI, biotecnologia, engenharia, energia renovável, entre outras.

Ocorrerá ainda Transferência de Tecnologia, atuando como intermediário entre as universidades, centros de pesquisa e empresas, facilitando a transferência de conhecimento e tecnologia entre essas instituições. Eles promovem a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos para impulsionar a inovação e o desenvolvimento de produtos e serviços.

Outra ação importante é a Incubação de Empresas, onde incubadoras fornecem suporte e infraestrutura para startups e empreendedores que estão desenvolvendo novas tecnologias ou produtos. As incubadoras oferecem serviços como consultoria empresarial, acesso a financiamento, espaços de trabalho e networking.

A Promoção do Empreendedorismo está presente, ao fomentar o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento de novos negócios, oferecendo programas de capacitação, mentorias, eventos e competições para incentivar a criação de empresas inovadoras.

Destaque para a Infraestrutura e Conectividade, onde haverá infraestrutura adequada com espaços de escritórios, áreas de testes e instalações de pesquisa. Além disso, fornecem conectividade de alta velocidade e acesso a recursos tecnológicos avançados, permitindo que as empresas e instituições presentes tenham acesso a uma infraestrutura tecnológica de qualidade.

O primeiro Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande está localizado na Avenida Rachid Neder, nº 760, Bairro Monte Castelo.

Atuação participativa – Para convidar o parlamentar para visitar seu bairro, entre em contato pelo WhatsApp (67)99605-7481, telefones (67) 3316-1525/1526 ou pelo e-mail: professorriverton@camara.ms.gov.br. Acompanhe também a atuação do vereador pelo site: www.camara.ms.gov.br e nas redes sociais: @professorriverton.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *