Muito além do atendimento na farmácia, o trabalho do farmacêutico é fundamental para a sociedade. Este profissional atua também, na indústria de medicamentos, cosméticos e de produtos alimentícios, além de demais serviços de saúde, hospitais e laboratórios de análises clínicas. O farmacêutico é ainda o responsável pela pesquisa, produção, distribuição e promoção do uso seguro e racional dos medicamentos, realizando mais de 130 atividades em sua área de atuação.

Para reconhecer a atuação de profissionais que se destacam por seu trabalho em Campo Grande, a Câmara Municipal de Campo Grande realizou na noite desta quarta-feira (27) a sessão solene de outorga da Medalha Legislativa Dr. Tatsuya Sakuma, em comemoração ao Dia do Farmacêutico.

Na ocasião, o vereador Professor Riverton (PSD) homenageou dois profissionais reconhecidos por sua atuação dedicada ao ofício: Adam Macedo Adami e Beatriz Corrêa da Fonseca. “Cuidar da saúde, seja por meio da pesquisa ou atuação em laboratórios é fundamental para o bem-estar da população. Os currículos dos homenageados falam por si, são pessoas comprometidas e que merecem o reconhecimento”, avalia o parlamentar.  

Sobre os homenageados – graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui especialização em Saúde do Trabalhador; em Dependências Químicas e em Auditoria e Gestão da Saúde. Tem experiência nas áreas de farmácia, drogaria, laboratório clínico, emergências toxicológicas, auditoria e fiscalização de estabelecimentos farmacêuticos e serviços de saúde. Ao longo da carreira profissional tem marcante atuação nas seguintes áreas: uso racional de medicamentos, farmacovigilância, intoxicação e envenenamento, informações tóxico-farmacológicas, legislação farmacêutica e sanitária, fiscalização sanitária de farmácias hospitalares e oncológicas.

Foi responsável pela implantação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados em Mato Grosso do Sul. Ocupa o cargo de Assessor Técnico do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul e faz parte da elaboração da Lei Municipal em Defesa da Prescrição Legível aprovada em 2020 na Câmara Municipal de Campo Grande e da Lei Estadual em Defesa da Prescrição Legível, aprovada em 2023 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o Sul. Atualmente é Gerente Técnico de Medicamentos e Produtos da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, sendo responsável pela fiscalização de serviços de oncologia, farmácias hospitalares e oncológicas. “Me sinto lisonjeado com essa homenagem, principalmente sendo uma comenda que leva o nome do Dr. Tatsuya Sakuma, referência na área e um estimado professor. Fico ainda mais feliz em receber esse reconhecimento do vereador Professor Riverton, o que comprova que assim como os demais homenageados, estamos fazendo nossa parte”, pondera.

Formada pela Faculdades Adamantinenses Integradas, Beatriz Corrêa da Fonseca tem vasta experiência na área, tendo atuado no Hospital Adventista do Pênfigo, GF Medical e ainda foi ouvidora do Conselho Regional de Farmácia. Atualmente exerce sua profissão na ABC Comércio de Oxigênio, onde iniciou em 2019. De acordo com a homenageada, ser farmacêutica é um sonho que concretiza diariamente. “Me faltam palavras para descrever o meu amor e responsabilidade em ajudar a curar doenças e salvar vidas. Agradeço a indicação do vereador Professor Riverton, pois, não sou apenas uma farmacêutica, mas uma verdadeira apaixonada pela Farmácia. Tenho muita honra em carregar meu registro no Conselho Regional de Farmácia, conquistado com muito esforço e dedicação”, relata.  

A comenda Tatsuya Sakuma foi instituída na Casa de Leis por meio da Resolução 1.334/20. O farmacêutico nasceu em 12 de junho de 1947, no município de Cafelândia (MG), filho de Hisayuki Sakuma e Shizuko Sakuma. Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Campo Grande, além de mestrado e doutorado em Farmácia, área de Análises Clínicas, pela USP (Universidade de São Paulo). Foi Membro Emérito da Associação Americana de Química Clínica – Washington – DC, USA, de 1981 a 2014, e, atualmente, é diretor do Laboratório Bioclínico, em Campo Grande.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *