A senadora Tereza Cristina (PP) e o deputado federal Beto Pereira (PSDB) são os únicos sul-mato-grossenses citados entre os mais influentes do Congresso Nacional.
A senadora é a única do Estado na lista dos 100 mais influentes, elaborada desde 1994 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Já o deputado federal Beto Pereira é o único do Estado na lista dos parlamentares em ascensão, um segundo grupo nesta classificação. No ano passado, o Estado teve três na lista: deputado federal Fábio Trad (PSD), senadora Simone Tebet (MDB) e senador Nelsinho Trad (PSD)
São considerados como “cabeças” do Congresso Nacional os políticos que demonstram capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, conseguem fazer uma boa leitura da realidade ou tem facilidade para elaborar propostas e colocar em debate.
Já o grupo em ascensão é ocupado por aqueles que têm buscado abrir canais de interlocução, criando os próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais.
A dupla de Mato Grosso do Sul estará em lados opostos na eleição do próximo ano na Capital, onde Beto Pereira será candidato a prefeito e Tereza será madrinha da prefeita Adriane Lopes (PP), que tentará a reeleição.
Confira a lista completa, desde a criação, aqui.
INVESTIGAMS. Tereza e Beto são os únicos do MS em ranking dos mais influentes no Congresso. Disponível em:<https://investigams.com.br/2023/09/30/tereza-e-beto-sao-os-unicos-do-ms-em-ranking-dos-mais-influentes-no-congresso/>. Acesso em: 30.Set.2023