Ação ocorre pela internet, por meio do site ou do aplicativo do IR

A Receita Federal vai liberar R$ 4.514.963,15 em restituições do lote residual do IRPF (Imposto de Renda de Pessoas Físicas) para 5.086 contribuintes de Mato Grosso do Sul, neste mês de abril de 2025. A consulta estará disponível a partir das 9h desta quarta-feira (23)
Conforme a nota enviada à imprensa, o pagamento será feito no dia 30 de abril, diretamente na conta bancária informada na declaração, seja por depósito tradicional ou via chave Pix.
O lote residual contempla contribuintes que caíram na malha fina e que, por esse motivo, não receberam nos cinco lotes regulares de restituição. A Receita classifica como “residual” o pagamento feito após os lotes ordinários
Para consultar, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Consultar restituição de Imposto de Renda”, depois em “Iniciar”, informar o CPF e a data de nascimento, e, por fim, clicar em “Consultar”. Também é possível acessar as informações por meio do aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones.
A Receita só realiza pagamentos em contas bancárias em nome do titular da declaração. Se houver erro nos dados ou problema na conta, o valor não é depositado. Nesse caso, é possível reagendar o crédito por até um ano após a primeira tentativa.
Se o contribuinte não solicitar o resgate dentro do prazo de um ano, o valor poderá ser requisitado pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”