Nesta quinta-feira (4), a vacinação está disponível em 13 unidades de saúde da Capital

Campo Grande iniciou a aplicação da vacina contra o VSR (vírus sincicial respiratório), principal causador da bronquiolite, destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Nesta quinta-feira (4), a imunização está disponível em 13 unidades de saúde da Capital.
Ao todo, o município recebeu 2.966 doses. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), essa quantidade é suficiente, neste primeiro momento, para atender aproximadamente 1,6 mil gestantes já acima da 28ª semana e aptas a receber o imunizante.
Como parte da estratégia de oferta rápida da vacina, a aplicação ocorre nas seguintes unidades:
- USF Santa Emília
- USF Albino Coimbra
- USF Tiradentes
- USF São Francisco
- USF Parque do Sol
- USF Alves Pereira
- USF Noroeste
- SF Oliveira II
- USF Universitário
- USF Dona Neta
- USF Paradiso
- USF 26 de Agosto
- USF Aero Itália
A vacinação começa às 7h30 e segue conforme o horário de funcionamento de cada unidade.
Quem pode se vacinar?
A dose do imunizante sincicial respiratório está disponível para pessoas gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, até o parto. A dose só pode ser aplicada durante a gestação, ou seja, até antes de ganhar o bebê.
O vírus sincicial respiratório é responsável por causar infecções graves, principalmente em bebês abaixo de um ano. Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), somente em 2025, foram 17 óbitos causados por esse tipo de vírus em Campo Grande, sendo cinco em crianças nessa faixa etária.
A vacinação é uma medida de prevenção para a criança, pois reduz o risco de complicações, hospitalizações e até óbito. Os anticorpos passam da gestante para o bebê, por meio da placenta, garantindo proteção contra o vírus e diminuindo drasticamente as chances de complicações.
