O Solidariedade também se juntou ao PSB e PDT para tentar uma federação para os próximos quatro anos. A união, de centro-esquerda, garantirá ao grupo a oitava maior bancada em Brasília, com 37 deputados federais, próximo a siglas como PSB, MDB e Republicanos, com 42 deputados.
O trio, PSB, Solidariedade e PDT, não tem deputados federais ou senadores em Mato Grosso do Sul, o que não muda a configuração por aqui. Já na Assembleia, tem Lucas de Lima, no PDT, e Paulo Duarte (PSB), que pode ocupar a vaga de Rafael Tavares (PRTB), se o PRTB não reverter decisão que excluiu todos os votos da legenda por não cumprir quota exigida para candidaturas de mulheres. Mantida a decisão, o grupo pode chegar a dois deputados estaduais.
A união também pode fortalecer o grupo de centro-esquerda nos municípios, com possibilidade maior de conquista de prefeituras e vagas nas Câmaras. Em Campo Grande, por exemplo, se a federação for confirmada, o grupo terá a segunda maior bancada de vereadores, com três representantes.
Carlos Augusto Borges (PSB), Marcos Tabosa (PDT) e Pappy (Solidariedade), formariam um trio do grupo na Câmara, dividindo o posto de segunda maior bancada com o Podemos, que hoje tem Zé da Farmácia, Ronilço Guerreiro e Clodoílson Pires. A maior bancada continua sendo do PSD, com oito representantes.
Os líderes dos partidos na nacional se reúnem na próxima semana para fechar detalhes da parceria, que tem como principal motivo garantir força às siglas. O Solidariedade, por exemplo, mesmo se unindo ao PROS, não superou a cláusula de barreira que exigiu mínimo de 2% dos votos válidos em um terço do País ou 11 deputados federais para conseguir fundo partidário e tempo na propaganda gratuita. Em 2026, esta exigência será ainda maior, com 2,5% ou 13 deputados federais.
INVESTIGAMS: Solidariedade entra na federação e grupo pode chegar a terceira maior bancada na Capital. Disponível em:<https://investigams.com.br/2023/03/10/solidariedade-entra-na-federacao-e-grupo-pode-chegar-a-terceira-maior-bancada-na-capital/>. Acesso em: 10.Mar.2023.