Primeiro Congresso MS Íntegro reúne especialistas no dia 25 de junho para debater ética, saúde mental e relações humanas no ambiente de trabalho

Ansiedade, depressão, síndrome de burnout e outros transtornos mentais estão cada vez mais presentes na rotina dos trabalhadores brasileiros. Dados do Censo de Saúde Mental 2025 revelam que quase 15% dos trabalhadores já relataram ideação suicida e cerca de 6% apresentaram propensão ao burnout, condição associada ao esgotamento físico e emocional provocado pelo trabalho. Em Mato Grosso do Sul, os transtornos mentais e comportamentais já figuram entre as principais causas de afastamento laboral, evidenciando a urgência de discutir a qualidade das relações humanas dentro das organizações.

Diante desse cenário, a Associação dos Advogados de Mato Grosso do Sul (AAMS) promove, no próximo dia 25 de junho, o 1º Congresso MS Íntegro, evento gratuito e aberto ao público que pretende ampliar o debate sobre ética, integridade, liderança e saúde mental no ambiente de trabalho. O encontro será realizado no Bioparque do Pantanal, em Campo Grande, e deve reunir cerca de 200 participantes entre gestores, profissionais, estudantes, lideranças e representantes de instituições públicas e privadas.

Mais do que um evento, o congresso nasce com a proposta de criar um movimento permanente em Mato Grosso do Sul. A iniciativa busca incentivar a formação de uma rede estadual de lideranças comprometidas com relações de trabalho mais humanas, éticas e responsáveis, além de estimular novos projetos de capacitação, desenvolvimento de lideranças e parcerias institucionais.
A presidente da Associação Rachel Magrini, explica que a proposta surgiu da percepção de que os maiores desafios das organizações atuais não estão apenas nos processos, mas principalmente na forma como as pessoas se relacionam.

“Mais do que um congresso, o MS Íntegro pretende ser o ponto de partida para a construção de uma rede de lideranças comprometidas com relações de trabalho mais humanas, éticas e responsáveis em Mato Grosso do Sul”, destaca.

Foto: divulgação

A programação contará com nomes de referência nas áreas de integridade, governança e controle, entre eles Marco Aurélio Borges de Paula, membro do Observatório Nacional de Integridade e Transparência do Poder Judiciário. Cândice Gabriela Arosio, procuradora do Ministério Publico do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Mario Júnior Bertuol Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União e Patrícia Alvares de Azevedo Oliveira, secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União. Os participantes terão acesso a palestras e debates sobre liderança, cultura organizacional, ética, governança e valorização das pessoas nas organizações.

O coordenador do evento e palestrante Marco Aurélio destaca que o debate sobre integridade precisa ir além das normas e mecanismos de controle. “Temos avançado muito em normas e controles, mas ainda precisamos avançar na qualidade das relações humanas dentro das organizações. Não existe integridade sustentável em ambientes marcados pelo medo, pelo silêncio ou pela indiferença. Esse é um debate que precisamos fazer com mais profundidade”, afirma.

Com inscrições gratuitas, o evento convida toda a sociedade a refletir sobre um tema que impacta diretamente a vida de milhões de trabalhadores. Afinal, ambientes saudáveis não dependem apenas de regras e processos, mas da capacidade de construir relações baseadas no respeito, na confiança e na responsabilidade.

Os interessados deveram fazer as inscrições pelo site www.cursos.ms.gov.br.

Com informações da assessoria de comunicação

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *